47 de Fevereiro… lançam 2º single “La Favorita”

Provenientes de projectos tão díspares como Touro, Retimbrar, Zen, Anger, Souq, Fadomorse, Mi Ku Bô,Teia, Funkyard, Turn Off, Stopestra, Xícara, Mina, etc, os membros dos 47 de Fevereiro juntaram-se para dar seguimento à vontade comum de exprimir a música que lhes corre nas veias, sem filtros ou condicionalismos, e assim detonarem palavras sob a forma de Fute-Rock Mediterrânico.

Fute, pois há uma associação temática ao mundo do futebol amador, numa alusão a uma luta pela manutenção dentro de campeonatos regionais ou de segunda divisão, que corresponde a toda uma visão de vida e de análise da nossa realidade do dia-a-dia, no sentido em que todas as pessoas lutam à sua maneira pela sua própria sobrevivência, dentro do jogo político-social.

Mediterrânico, pois o uso fequente de várias línguas ao longo dos seus temas (português, espanhol, francês e italiano), é uma escolha, digamos que “política” da banda, com o intuito de dar visibilidade às línguas do Sul da Europa ou mediterrânicas, em oposição ao tradicional inglês.

Não é despropositado, neste contexto todo, situar os 47 Fevereiro como uma banda tipicamente rock, dentro de um espetro que vai do psicadélico ao stoner rock, mas com uma abordagem muito peculiar (a utilização da guitarra portuguesa é também uma prova disso), e com uma atitude literária/ política declamada que nos remete para algumas bandas portuguesas do nosso passado recente (algumas tipicamente dentro da área da música popular de intervenção e outras dentro da pop).

A opção de não terem o habitual vocalista de rock frontman, fez com que optassem por uma postura artirock de declamação cantada a espaços, distribuída por todos os membros da banda.

Após o lançamento do álbum “Luta pela Manutenção” a 19 de Março, os 47 de Fevereiro apresentam a 13 de Maio o videoclip do segundo single, “La Favorita“, realizado por Augusto Lado (1/2 Pirata Mau).

 

Partilha