2018 a toda a força em Braga…

Aproximam-se os primeiros 3 meses para o creative hub resultante da Capital Europeia da Juventude 2013. Depois de ter apresentado um forte programa ao longo do último ano, onde se incluíram nomes como Xiu Xiu, Jenny Hval, Ryley Walker, Forest Swords, The Bug Vs. Dylan Carlson (Earth), Laraaji ou Shabazz Palaces, o gnration volta a surpreender e dá a conhecer um intenso programa cultural repleto de concertos de cariz internacional e nacional, instalações e workshops, para além do já habitual programa de serviço educativo.

No que toca à música, o gnration apresentará um programa com alguns dos nomes mais desafiantes da atualidade da música contemporânea, onde se incluem também os portugueses The Selva (na foto), trio jazz formado por Ricardo Jacinto, Nuno Morão e Gonçalo Almeida, que estará em concerto de apresentação da residência artística que vão levar a cabo nas primeiras semanas do novo ano.

Ainda em janeiro, o suíço Zimoun apresentar-se-á em dois formatos: numa performance em total escuridão de sala (20 janeiro) e com uma instalação sonora em que utilizará centenas de caixas de cartão e motores de corrente contínua (20 janeiro a 7 abril).

Em fevereiro, o gnration recebe 2 dos responsáveis pela música mais desafiante saída dos Estados-Unidos: Ripley Johnson e os seus Moon Duo (9 fevereiro em Braga, e ainda a 10 no Salão Brazil, em Coimbra, e a 12 no Musicbox, em Lisboa), que passam por Portugal para apresentar os dois volumes de Occult Architecture e, Ben Chasny, em modo Six Organs of Admittance (24 fevereiro), que apresentará o mais recente “Burning the Threshold”. 10 000 Russos, o trio psicadélico português mais internacional nos dias que correm, mostrará o novo disco “Distress Distress” na primeira parte dos Moon Duo e o guitarrista Luís Martins apresentará “Tentos, Invenções e Encantamentos” na noite de Ben Chasny. Chasny dará ainda um workshop sobre The Hexadic System, o seu jogo de cartas para guitarra.

Para o último mês do trimestre, o gnration estreia Binário, um ciclo de performances audiovisuais que dará a conhecer alguns dos trabalhos mais interessantes das artes digitais na atualidade. A 2 de março, O músico e artista audiovisual francês Alex Augier inaugurará o ciclo com a apresentação de _nybble_, uma flutuação estética entre o minimalismo digital e o orgânico.

Os primeiros 3 meses do novo ano marcam também o regresso do Trabalho da Casa, ciclo que promove a criação e apresentação de novos trabalhos por artista locais. Depois de Ermo e Máquina Del Amor, entre outros nomes, chegou agora a vez dos Dead Men Talking se apresentarem ao vivo com novo trabalho. A 17 de março.

A terminar o trimestre, a 22 de março, o guitarrista tuaregue Mdou Moctar traz até Braga as areias quentes do deserto e o seu mais recente disco, “Sousome Tamacheck”. A primeira parte estará a cargo dos rockers bracarenses Bed Legs, que pré-apresentam o seguido de “Black Bottle”. AGF é a nova convidada do Scale Travels, programa que ali arte e nanotecnologia.

Antye Greie-Ripatti, ou AGF, é o nome que se seguirá ao artista japonês Ryoichi Kurokawa no Scale Travels, programa de residências artística e instalações que alia arte e nanotecnologia, em iniciativa inovadora entre o gnration e o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL). AGF apresentará uma nova instalação que estará patente na galeria INL de 16 de março a 16 de junho.