#2 SENNA SPECTABILIS OU CARNAVAL de Flávia Gusmão

A atriz e criadora Flávia Gusmão apresenta no dia 25 de fevereiro, na Zé dos Bois, #2 SENNA SPECTABILIS OU CARNAVAL, a segunda parte de um projeto de longa duração intitulado NA LUT@, concebido em homenagem à produtora e ativista Samira Pereira.

 

Com direção artística da actriz e criadora Flávia Gusmão, NA LUT@ é composto por 5 capítulos que resultam em objetos artísticos distintos. O 1º capítulo, a audio-performance #1FLAMBOAIÃ, estreou no Festival de Teatro Mindelact 2021, em Cabo Verde.

 

O Luto e a Perda são as temáticas transversais aos capítulos, que partem das 5 fases do luto estabelecidas por Elisabeth Kubler-Ross: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação. As fases definidas pela autora não são sequenciais e determinadas cronologicamente, são intermitentes e até simultâneas, o que encontra paralelo nos objetos artísticos produzidos em cada capítulo, que se entrecruzam.

 

#2 SENNA SPECTABILIS OU CARNAVAL parte da ideia de celebração, da vontade de criar uma festa celebrando alguém, mas parte, principalmente da necessidade de sair do estado de tristeza e recolhimento para onde somos arrastados com a perda. Este segundo capítulo convoca a ideia de festa como catalisador de alegria e energia, e estas como veículos para digerir a dor e a raiva.

 

Esta criação será apresentada na ZDB, de sexta a segunda-feira, de 25 a 28 de fevereiro e de 4 a 7 de março, às 19h

Partilha