15 anos de Neopop… As primeiras confirmações

De 12 a 15 de agosto, o maior festival de música eletrónica do país, está de volta a Viana do Castelo para uma edição histórica, a comemoração de 15 anos de festival. Cobblestone Jazz, Honey Dijon, The Black Madonna (na foto), Modeselektor, FJAAK, Paco Osuna, Loco Dice e Hessle Audio são as primeiras confirmações.

A tradição mantém-se, o festival vai receber alguns dos principais artistas do circuito da cena eletrónica, bem como os mais importantes talentos do underground, sob a chancela de uma curadoria inigualável. Num fim de semana imperdível é dada uma visão abrangente do cenário global da música eletrónica além-fronteiras. O evento decorre, mais uma em Viana do Castelo.

 

A primeira onda de artistas anunciados para a tão esperada edição comemorativa recupera algumas das atuações mais emblemáticas destes 15 anos. Reunidos especialmente para a edição do 15o aniversário do NEOPOP, Cobblestone Jazz [live] apresentam uma visão esotérica da música eletrónica influenciada pelo jazz numa performance totalmente exclusiva.

Honey Dijon é uma voz verdadeiramente única no mundo da dance music, com sets altamente pessoais e especializados para o público em todo o mundo, de Berghain ao Space via Smart Bar e Sub Club. Como produtora, carrega a reputação de levar as suas criações e ideias para um nível sempre mais avançado. Atualmente encontra-se numa tour onde espalha e contagia multidões em todo o mundo com a sua paixão pela cultura da música underground, arte e moda.

Em apenas alguns anos, The Black Madonna (também conhecida como Marea Stamper) usou a sua coragem e talento para se impulsionar num mundo que há pouco tempo atrás teria rejeitado alguém que fugisse à norma. E, no entanto, aqui está ela, uma força absoluta da natureza da dance music, começando com quase quarenta anos de idade, demonstrando nitidamente que não tem tempo a perder.

Modeselektor [live] prometem um dos maiores espetáculos visuais deste ano com a garantia de levar o público numa viagem pelo cenário da música eletrónica desde o início dos anos 2000. Também conhecidos pelo seu projeto colaborativo Moderat ou por se associarem a nomes como Thom Yorke, dos Radiohead no seu terceiro longa duração editado pela prestigiada editora Monkeytown, os Modeselektor desafiam qualquer tipo de categorias ou géneros musicais.

Há uma década, três amigos na universidade – Ben UFO, Pangea e Pearson Sound – documentam um capítulo claro na cena musical britânica e nascem os Hessle Audio, um símbolo de mudança, responsáveis por vários lançamentos anuais que alimentam uma base leal de fãs da cena global underground.

Vindos da periferia de Berlim, Felix Wagner e Aaron Röbig, também conhecidos como FJAAK [live], percorreram um longo caminho desde a organização de raves ilegais na cidade natal. Depois de fazerem parte da família 50Weapons, em 2014, FJAAK lançaram cinco EPs bastante aclamados pela crítica enquanto viajam incessantemente pelo mundo. A combinação de sons únicos e a mentalidade estética à frente garantem o status de um dos acts mais excitantes.

Paco Osuna é um dos nomes mais estimados da cena eletrónica, contando com mais de 20 anos de carreira. Presença assídua em Portugal, a sua criatividade e constante procura por novas formas de expressão na música que faz, garantiram o carinho do público português.

Loco Dice conta com edições na Mnus de Richie Hawtin, na Ovum, na Cadenza de Luciano, na Cocoon de Sven Väth, ou na sua Desolat, editora que fundou há uma década com Martin Butirich. Como se a música não fosse suficiente, Loco Dice apostou sempre em eventos que espelhassem o espírito do underground, como a sua 300 Tour, que passou por casas com lotações de apenas 300 pessoas, ou o Serán Bendicidos, uma série de eventos a promover a diversidade, o encontro de culturas e a positividade.

Partilha