15 anos com Cristina Branco, Elliot Mason, Joep Beving e Matthew Halsall em Espinho

O Auditório de Espinho | Academia apresenta a programação até ao final do ano. Para celebrar o seu 15.ª aniversário, que data do mês de outubro, estão a ser preparados concertos com produção própria, nomeadamente das Orquestra Clássica de Espinho e Orquestra de Jazz de Espinho e uma série de espetáculos com o selo Misty Fest, entre outras propostas.

 

A programação integra ainda o projeto “Holograma” da Casa da Música e uma exposição de fotografia, onde se procura mostrar as cores e a diversidade com que se conta a história desta sala.

 

Mais que Fado” é o mote para o concerto em que Cristina Branco e Mário Laginha se juntam, em dezembro, à Orquestra de Jazz de Espinho. Com a big band vão também subir a palco o trombonista Elliot Mason e a cantora Sofija Knezevic, numa participação inédita e exclusiva a acontecer em Espinho no dia 12 de novembro.

 

Os cinco concertos do ciclo Misty Fest são outros dos grandes destaques. Apesar de já divulgados e com bilheteira aberta, vão apresentar-se no Auditório de Espinho ao longo do mês de novembro a NOPO Orchestra com Rão Kyao e Karl Seglem, Suso Sáiz, Matthew Halsall, Joep Beving e Travis Brids.

 

O multi-instrumentista Sebastian Plano justifica o porquê de, em 2019, ter sido nomeado para um Grammy depois do lançamento de Verve. Desde aí, o seu trabalho discográfico cresceu e, no dia 29 de outubro, apresenta também o seu mais recente álbum, Save Me Not.

 

Já na área da música erudita, o Borealis Ensemble, de Helena Marinho e António Carrilho, traz “Música Nova para Instrumentos Antigos”, no dia 15 de outubro, e o duo do violinista Nuno Soares e do pianista Youri Popov celebram 20 anos de parceria a 3 de dezembro.

 

Também a Orquestra Clássica de Espinho é chamada a atuar. Esperam-se três apresentações ao longo destes últimos quatro meses do ano que marcam tanto o início, como o final deste ciclo. A abertura acontece já esta sexta-feira, dia 24, sob direção do maestro Jean-Marc Burfin e o encerramento conta com o comentário conhecedor de Mário Augusto, num momento em que a orquestra interpretará bandas sonoras do mundo cinematográfico.

 

Novembro será o mês do já habitual concerto inserido na iniciativa Anta – Capital do Violino. Este ano, Giovanni Guzzo apresenta-se como solista para interpretar obras de Felix Mendelssohn, um dos grandes compositores e pianistas do Romantismo.

 

Partilha