135º aniversário d’A Voz do Operário – Glam Magazine

135º aniversário d’A Voz do Operário

A Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário comemora 135 anos de existência em 2018. O jornal que dá nome à Sociedade foi fundado em 1879 (4 anos antes da fundação da sociedade), com o intuito de ser a “voz” dos operários, que trabalhando e vivendo sob condições deploráveis, viam votada a um grande silenciamento a sua miserável circunstância. Perante a recusa de um título jornalístico em publicar uma notícia a denunciar abusos vividos pelos tabaqueiros, a resposta afirmou-se pela boca do operário Custódio Gomes — “soubesse eu escrever que não estava com demoras. Já há muito que tínhamos um jornal. Bem ou mal, o que lá se disser é o que é verdade. Amanhã reúne a nossa Associação, e hei-de propor que se publique um periódico, que nos defenda a todos, e mesmo aos companheiros de outras classes”.

O comprometimento com este objectivo maior depressa fez surgir outras necessidades de organização, para que se pudesse sustentar esta “Voz” que jamais deveria remeter-se ao silêncio. Em 1883 nasce então a Sociedade Coorperativa A Voz do Operário.

Passaram 135 anos e é inquestionável a marca que esta instituição cunhou na história da cidade de Lisboa. Milhares de crianças passaram pelas escolas, milhares de pessoas participaram nas lutas políticas que nela encontraram refúgio, mesmo durante o fascismo. A Voz do Operário é hoje uma instituição com valências no campo da educação e apoio social, com actividade cultural permanente e diversificada e é um forte dinamizador do associativismo na cidade, onde se destacam os arraiais de Santo António e a Marcha Infantil, que contabilizou em 2017 a 30ª edição. Conta atualmente com diversos equipamentos escolares (Graça, Ajuda, Restelo, Baixa da Banheira, Lavradio e Laranjeiro), com graus de ensino entre a creche e o segundo ciclo, somando cerca de 1100 alunos.

No dia 17 de Fevereiro as comemorações dos 135 anos têm o seguinte programa:

19h00, Pavilhão multiusos: Sessão solene com intervenção de membros da Comissão de Honra, constituída para o propósito;

19h30, Pavilhão multiusos: Lançamento do livro dos 135 anos d’A Voz do Operário

20h00, Salão de festas: Jantar comemorativo. Homenagem a Júlio Isidro, Sócio Honorário 2018

Partilha